Estudo do meio a Salesópolis – Escola de Pais do Lar das Crianças

O programa Integrar tem o objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Uma das ações desse programa é a Escola de Pais, com encontros semanais para a ampliação cultural, pedagógica e fortalecimento dos vínculos familiares.

Este ano, oito integrantes da Escola de Pais já se inscreveram para o ENCCEJA, a prova que certifica a conclusão do ensino fundamental ou do médio. São elas a Norma, a Kaliana, a Selma, a Tiana, a Carla, a Marlucia, a Ademária e a Joana. Todos dos participantes da Escola de Pais sabem bem que, em se tratando de estudos, o importante é dar um passo de cada vez e não desistir nunca! Resiliência é a palavra da moda que representa muito bem todos estes pais.

No último sábado,  24 pessoas – pais e filhos, acompanhados pela Assistente Social Solange Rosa e a professora voluntária da Escola de Pais Fanny Moore – participaram de um estudo do meio a Salesópolis. Com 98% do seu território em Área de Proteção dos Mananciais (APM), é em Salesópolis que fica a nascente do rio Tietê.

Em 2018, o grupo foi ao Centro de São Paulo em um estudo do meio sobre a cidade no 1º semestre e ao Museu Afro no Parque Ibirapuera no 2º. Agora o olhar se amplia para o Estado. 

Uma oportunidade de conhecer melhor a história dos nossos rios: como uma nascente tão pequena se torna um rio tão grande. Como uma água tão pura se suja tanto a ponto de ficar imprópria para qualquer uso. Como há tantos alagamentos em São Paulo, que caminho esse rio percorre, como tratamos suas águas, suas margens, a mata ciliar. Assuntos importantes para a vida e que estão presentes também no currículo da educação básica.

Assuntos que, por isso, podem (e devem!) ser discutidos em família, entre pais e filhos. Além da ampliação cultural, o estudo do meio possibilita uma maior socialização (o lanche e o almoço foram comunitários, cada família levou um prato) e um assunto em comum, conhecimentos partilhados.

O estudo do meio vai ser tema de discussão em sala de aula, dos adultos e também de seus filhos e teve o seguinte roteiro:

Nascente

Usina Parque

Barragem

Veja as fotos:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *