Janeiro marca o início de um novo ciclo no Lar das Crianças da CIP. Para garantir um planejamento sólido, a equipe pedagógica, os oficineiros e a equipe técnica se reuniram em uma jornada de formação, trocando experiências e aprofundando conhecimentos essenciais para nossas atividades.
Esse período fortaleceu o alinhamento de propósitos e reafirmou nosso compromisso com uma educação transformadora, construída com intencionalidade e colaboração entre todas as áreas.
Impacto da tecnologia na adolescência
No dia 20/01, a psicanalista Tania Zalcberg discutiu os efeitos das telas na infância e adolescência, provocando reflexões sobre os desafios da educação contemporânea. À tarde, o grupo Cine Filô conduziu um debate sobre um curta-metragem de Krzysztof Kieślowski, ampliando a discussão sobre ética, subjetividade e escolhas.
Práticas pedagógicas e desenvolvimento infantil
Nos dias seguintes, os treinamentos abordaram temas fundamentais. Em 21/01, Taila Costa, coordenadora da área pedagógica, liderou uma formação sobre regras de convivência, baseada no livro Quando a escola é democrática: um olhar sobre a política de regras e assembleias na escola, de Telma Vinha.
No dia 22/01, o professor Saulo Araújo Cunha instigou reflexões sobre infância e amadurecimento, incentivando os educadores a analisarem o desenvolvimento infantil de forma crítica.
A jornada continuou em 23/01, com o estudo do texto Educação como prática da liberdade: ensinando a transgredir, de bell hooks, reforçando a importância de um ensino crítico e emancipador. No dia 24/01, os participantes exploraram a aprendizagem baseada em projetos, com base no livro de William N. Bender, alinhando o planejamento pedagógico às demandas do século XXI.
Educação e desenvolvimento social no Lar das Crianças da CIP
No dia 27/01, a psicanalista Tania Hammoud promoveu um debate essencial sobre sexualidade na adolescência, relacionando o tema à construção da autoconfiança e ao aprendizado das relações interpessoais.
Além das palestras e treinamentos, os educadores organizaram os espaços de ensino, garantindo um ambiente propício à aprendizagem.
As jornadas de formação reafirmaram que cada ação pedagógica precisa ser planejada com intencionalidade para gerar impacto real na vida dos educandos. Que 2025 seja um ano de crescimento e transformação para todos!