Educadores do Lar aprimoram práticas pedagógicas em Jornadas de Formação

Jornadas de Formação conta com apoio das equipes pedagógica e psicossocial

Entre novembro e dezembro, as equipes pedagógica e psicossocial do Lar das Crianças da CIP encerrou o ano letivo participando de jornadas de formação, com apresentações e consultorias voltadas ao aprimoramento das práticas pedagógicas.

Linguagens e Matemática

Um dos encontros foi conduzido pela consultora de Linguagens, Eliane Aguiar, e pelo consultor de Matemática, Fernando Barnabé, com foco na análise diagnóstica do rendimento escolar dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao primeiro ano do ensino médio.

Durante a formação, os educadores examinaram dados relacionados à compreensão dos enunciados e aos tipos de respostas apresentadas pelos estudantes. A partir dessa análise, foram identificadas as principais dificuldades e facilidades encontradas pelas turmas.

O trabalho incluiu a leitura de resultados da prova do sexto ano, o uso de gráficos e a avaliação individual de alunos do terceiro ano do ensino fundamental. “Nosso objetivo é transformar os dados em estratégias práticas, que ajudem os professores a planejar intervenções mais eficazes e personalizadas”, destacou Eliane Aguiar.

Desenvolvimento da fala e aprendizagem

Além das áreas de Linguagens e Matemática, a fonoaudióloga Luciene Stivanin, especialista em aprendizagem, conduziu uma formação voltada ao desenvolvimento da linguagem das crianças no dia a dia. 

Durante sua apresentação, abordou temas como atendimento clínico, desenvolvimento da linguagem, superação de dificuldades e aspectos da comunicação (audição, fala, leitura e escrita).

Formação com a área psicossocial

A Jornada também contou com um momento dedicado ao psicossocial. Para Sabrina Helena Cardoso, psicóloga da instituição, essa capacitação representa um exercício de escuta e compreensão das necessidades das crianças e adolescentes diante de situações de crise.

“O nosso objetivo aqui é fortalecer a linha de frente do Lar das Crianças. É uma forma de oferecer subsídios diante das questões psicológicas que surgem no cotidiano dos estudantes”, afirmou a psicóloga.

Imersão literária e saídas pedagógicas

Na última semana, os(as) educadores(as) do Lar das Crianças da CIP participaram de uma oficina literária que incluiu a leitura da obra “Olhos D’Água”, da escritora Conceição Evaristo. Como também, visitaram a Bienal de São Paulo e a exposição “Hip-Hop 80’sp – São Paulo na Onda do Break”, no Sesc 24 de maio, com o intuito de ampliar a vivência educacional.

A iniciativa reforça o compromisso do Lar com a formação continuada dos educadores e a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Chá beneficente arrecada fundos para o Lar
Programa Passaporte Para a Vida fortalece trajetórias educacionais e a empregabilidade da juventude em 2025