Jovens do Lar das Crianças da CIP são aprovados nas melhores universidades do país

A época de vestibulares desperta o nervosismo de muitos jovens. É o momento em que o esforço, a dedicação e o comprometimento convergem com a possibilidade de trilhar o caminho dos sonhos por meio dos estudos. No Lar das Crianças da CIP, os jovens que ingressam no Programa Passaporte para a Vida (PPV) são acompanhados com um olhar atencioso que os direciona para a vida adulta, incentivando o processo de amadurecimento para um desenvolvimento pessoal e profissional que os preparam para se tornarem adultos éticos, independentes e protagonistas. E, neste semestre, comemoramos 4 aprovações de nossos jovens nas melhores universidades do país!

O acesso ao ensino superior é uma das principais oportunidades para a transformação de vidas e melhoria da condição de existência. Por isso, o Lar das Crianças da CIP semeia desde cedo o interesse pelo constante aprimoramento de talentos e habilidades por meio de atividades socioeducativas. Uma pesquisa realizada pelo Insper em 2020 aponta que 35% dos jovens atendidos pelo Lar concluem o Ensino Superior, em comparação à 11% da população com o mesmo perfil socioeconômico. Brenda Moreira Godoy, 19 anos, aprovada em Direito na FURG, afirma que o Lar desempenhou papel fundamental de disponibilizar oportunidades para a construção de projetos de vida:

o Lar desde muito cedo edifica minha vida e oferece oportunidades que eu não poderia ter acesso sem o seu apoio, participando de diversas atividades que construíram quem eu sou hoje.

Para Joyce Almeida, 18 anos, aprovada em Ciências Econômicas na FURG, o apoio e incentivo do Lar foram cruciais para seu crescimento e conquistas:

O Lar é um lugar rico em atividades recreativas e pessoas dispostas a transformar vidas, seja pelos educadores, colaboradores ou voluntários. No Ensino Médio, tive a oportunidade de estudar no ETIM Albert Einstein, onde encontrei uma qualidade maravilhosa de ensino e pessoas. Foi lá que meu interesse pela economia começou. Ter tido todo apoio do Lar  durante o Ensino Médio foi crucial para me manter na escola e prestar o vestibular com uma excelente educação. Acredito que o Lar seja um lugar acolhedor, como uma casa, que te cuida e te ajuda a construir sua própria história, além de toda integração das crianças e jovens como uma família.

Esther Batista, 18 anos, aprovada em Ciências Biológicas na FURG, compartilha sobre como as iniciativas do Lar transbordam para além do âmbito educativo, fortalecendo as famílias por meio do acolhimento e da assistência conforme suas necessidades, fundamentais para manter uma estrutura familiar saudável para crianças e jovens.

“Quando quis aprimorar meus conhecimentos, o Lar custeou meu curso de inglês. Quando minha família precisou, o Lar se dispôs a oferecer cestas básicas e cartões de alimentação para as famílias em situação de dificuldade (financeira), principalmente durante a pandemia.

O Lar das Crianças da CIP tem sua atuação inserida em uma rede de proteção das crianças e fortalecimento das famílias, com um currículo pedagógico que destaca o convívio, o repertório cultural e o protagonismo de todas crianças e jovens atendidos. Marcos Vinicius Santos, 18 anos, aprovado em Engenharia de Materiais pela UFPel, afirma que a formação integrada de qualidade do Lar é um grande diferencial na sua trajetória.

“O Lar contribuiu muito não só para meu desenvolvimento, como também impactou minha família. Fui incentivado a  enfrentar a vida, ocupar meu espaço na sociedade e entender que sou capaz de realizar sonhos.”

Os jovens receberão bolsa auxílio do Lar das Crianças da CIP para custear a permanência na cidade em que irão residir e estudar. Brenda, Joyce e Esther dividirão uma república na cidade de Carreiros, no Rio Grande do Sul, com a ajuda das voluntárias do Lar que fornecerão o mobiliário para a residência. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *