Muito além da educação ambiental.

De onde vem o que eu como? Como se forma uma semente? Como se planta?
São muitas as perguntas, respostas e descobertas das crianças nas atividades coordenadas pelo biólogo Edielson, responsável no Lar das Crianças pela educação ambiental – que vai, aliás, muito além do meio ambiente.
O trabalho do Edi tem como base os três princípios éticos da permacultura: o cuidado com a terra, o cuidado com as pessoas e a partilha justa. No início, ele organizou um mutirão para recuperar a horta do Lar, que ajudou as crianças e os jovens a entenderem o sentido de uma atividade comunitária, o poder transformador de estarem juntos e a importância do cuidado com o outro.
Nesse processo, eles aprenderam o conceito de “plantio consorciado”, sistema no qual duas ou mais espécies são cultivadas em conjunto para otimizar o uso de recursos ambientais.

As diferentes atividades fizeram com que eles se apropriassem do espaço e permitiram ao educador questionar hábitos e vícios de alimentação e debater a importância de se minimizar o desperdício, além de trabalhar a sensibilidade das crianças e integrar as turmas de diferentes faixas etárias.
Em um ano de atividades ambientais, foram muitas as situações que nos encheram de orgulho. Algumas crianças chegaram a trazer mudas ou sementes para plantar aqui; alguns pais deixaram flores na portaria; e uma menina nos contou, orgulhosa: “minha mãe está fazendo uma horta lá em casa!”.

E você sabia que pode participar desse trabalho com a gente? Sim, por meio do Projeto Alicerce, aprovado pelo Condeca, podemos receber até 3% do seu Imposto de Renda. A destinação é fácil e sem custo, 100% deduzida do seu IR. Clique aqui pra saber como funciona e vamos, juntos, reescrever futuros.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *