Oficina sobre Sêder de Pessach para equipe do Lar.

No último dia 21, recebemos a visita de Nancy Starobinas, Patricia  Strebinger, Shirlei Waldman e Shirley J. Sacerdote, do Segundo Grupo de Bat Mitzvá da World Union for Progressive Judaism (WUPJ), uma importante organização internacional que influencia a vida de milhões de judeus que procuram uma expressão tradicional e ao mesmo tempo contemporânea da sua identidade judaica espiritual e cultural.

Elas ofereceram à equipe do Lar das Crianças uma simulação simplificada e muito didática do Sêder de Pessach. Essa oportunidade surgiu em uma conversa com a coordenadora do Lar, a Aidê, em que elas falaram da vontade de fazer uma ação social, um tsedacá, no Lar, e a Aidê, por sua vez, mencionou a importância de os nossos funcionários conhecerem os valores judaicos. A partir desse encontro de intenções, o Sêder de Pessach, a Festa da Liberdade, uma das mais bonitas celebrações do judaísmo, se mostrou uma ótima ocasião para abordar esses valores, que são, de fato, valores universais. Um dos exemplos citados foi a tradição de ajudar aqueles que não têm como participar de um sêder, motivo pelo qual a CIP trará algumas famílias de refugiados para o participarem do jantar desse ano.

Para terminar esse texto, compartilhamos esse trecho de autoria da Rabina Fernanda Tomchinsky-Galanternik:
“Aproveitemos as grandes preocupações pela forma da celebração de Pessach para escolher, para decidir, e principalmente para pensar como estamos proporcionando aos outros a mesma possibilidade.”

Chag Sameach!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *