Durante novembro, o Lar das Crianças da CIP realizou uma série de atividades especiais para conscientizar educadores, colaboradores e, principalmente, as crianças e os adolescentes atendidos sobre a importância de construirmos uma sociedade cada vez mais afrocentrada e antirracista.
Vale lembrar que todos os dias são oportunidades para nos conscientizarmos contra o racismo. No entanto, o dia 20 de novembro foi instituído no Brasil para reafirmar a importância de políticas públicas que combatam o racismo e todas as formas de discriminação racial. O dia marca a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes na resistência negra contra a escravidão no Brasil colonial e um ícone da conscientização contra o racismo até os dias de hoje.
Com isso em mente, a equipe do Lar das Crianças da CIP planejou diversas ações e atividades para novembro. O objetivo foi incentivar as crianças e adolescentes atendidos a descobrirem e exaltarem suas ancestralidades. Além disso, buscou-se promover o respeito e a valorização das diferenças culturais.
Continue a leitura e entenda mais sobre nossas ações do Mês da Consciência Negra!
Parada pedagógica
Uma das iniciativas ocorreu durante a parada pedagógica do dia 28 de outubro. As paradas pedagógicas são momentos em que os coordenadores pedagógicos e os educadores se reúnem para um treinamento focado no planejamento do mês seguinte.
Neste caso, o foco foi a questão da afrocentricidade. Durante essa parada, o tema da Consciência Negra foi amplamente debatido. A atividade proporcionou um espaço de aprendizado e reflexão sobre a importância do protagonismo negro para nossa equipe de educadores.
Afrocentricidade em pauta no Lar das Crianças da CIP
Ao longo do mês, foram realizadas diversas oficinas culturais e ações pedagógicas com as crianças e os adolescentes do Lar, incluindo a criação de um mapa em relevo do Brasil e do continente africano pelas crianças de 11 a 13 anos do CCA, atividades que não apenas enriqueceram o conhecimento cultural deles, mas também fortaleceram seu senso de identidade e pertencimento.
O ponto alto das ações foi o evento Arena Jovem, realizado no dia 27. Neste evento, que ocorre mensalmente no Lar das Crianças da CIP, as crianças apresentaram as principais atividades desenvolvidas durante o Mês da Consciência Negra. As apresentações foram mostraram a profundidade do aprendizado e o impacto positivo das ações realizadas.
O bosque do Lar, onde a Arena é realizada, transformou-se em um espaço de convivência de forma orgânica e alegre, acolhendo diferentes oficinas. Entre as atividades oferecidas, tivemos brincadeiras africanas, culinária, confecção de pulseiras e bonecas abayomi, além de uma mesa redonda sobre o racismo no futebol.
Além do mais, foram montados espaços de leitura e para a apreciação de instrumentos musicais. A programação contou ainda com tranças nagô, capoeira e confecção de miçangas, proporcionando um dia de aprendizado e celebração da cultura negra.
Promover uma educação afrocentrada e antirracista é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. No Lar das Crianças da CIP, acreditamos que, ao incentivar nossos jovens a descobrirem seu protagonismo, estamos contribuindo para a formação de indivíduos conscientes e respeitosos das diferenças.
Assista ao vídeo produzido pela aluna Ingrid Dantas, de 14 anos, do nosso Centro de Crianças e Adolescentes.