Novembro Afrocentrado: Veja como foram as atividades promovidas no Lar das Crianças da CIP

Durante novembro, o Lar das Crianças da CIP realizou uma série de atividades especiais para conscientizar educadores, colaboradores e, principalmente, as crianças e os adolescentes atendidos sobre a importância de construirmos uma sociedade cada vez mais afrocentrada e antirracista.

Vale lembrar que todos os dias são oportunidades para nos conscientizarmos contra o racismo. No entanto, o dia 20 de novembro foi instituído no Brasil para reafirmar a importância de políticas públicas que combatam o racismo e todas as formas de discriminação racial. O dia marca a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes na resistência negra contra a escravidão no Brasil colonial e um ícone da conscientização contra o racismo até os dias de hoje.

Com isso em mente, a equipe do Lar das Crianças da CIP planejou diversas ações e atividades para novembro. O objetivo foi incentivar as crianças e adolescentes atendidos a descobrirem e exaltarem suas ancestralidades. Além disso, buscou-se promover o respeito e a valorização das diferenças culturais.

Continue a leitura e entenda mais sobre nossas ações do Mês da Consciência Negra!

Parada pedagógica

Uma das iniciativas ocorreu durante a parada pedagógica do dia 28 de outubro. As paradas pedagógicas são momentos em que os coordenadores pedagógicos e os educadores se reúnem para um treinamento focado no planejamento do mês seguinte.

Neste caso, o foco foi a questão da afrocentricidade. Durante essa parada, o tema da Consciência Negra foi amplamente debatido. A atividade proporcionou um espaço de aprendizado e reflexão sobre a importância do protagonismo negro para nossa equipe de educadores.

Educadores e auxiliares educacionais do Lar das Crianças durante palestra na parada pedagógica de novembro

Afrocentricidade em pauta no Lar das Crianças da CIP

Ao longo do mês, foram realizadas diversas oficinas culturais e ações pedagógicas com as crianças e os adolescentes do Lar, incluindo a criação de um mapa em relevo do Brasil e do continente africano pelas crianças de 11 a 13 anos do CCA, atividades que não apenas enriqueceram o conhecimento cultural deles, mas também fortaleceram seu senso de identidade e pertencimento.

O ponto alto das ações foi o evento Arena Jovem, realizado no dia 27. Neste evento, que ocorre mensalmente no Lar das Crianças da CIP, as crianças apresentaram as principais atividades desenvolvidas durante o Mês da Consciência Negra. As apresentações foram mostraram a profundidade do aprendizado e o impacto positivo das ações realizadas.

O bosque do Lar, onde a Arena é realizada, transformou-se em um espaço de convivência de forma orgânica e alegre, acolhendo diferentes oficinas. Entre as atividades oferecidas, tivemos brincadeiras africanas, culinária, confecção de pulseiras e bonecas abayomi, além de uma mesa redonda sobre o racismo no futebol.

Além do mais, foram montados espaços de leitura e para a apreciação de instrumentos musicais. A programação contou ainda com tranças nagô, capoeira e confecção de miçangas, proporcionando um dia de aprendizado e celebração da cultura negra.

Promover uma educação afrocentrada e antirracista é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. No Lar das Crianças da CIP, acreditamos que, ao incentivar nossos jovens a descobrirem seu protagonismo, estamos contribuindo para a formação de indivíduos conscientes e respeitosos das diferenças.

Assista ao vídeo produzido pela aluna Ingrid Dantas, de 14 anos, do nosso Centro de Crianças e Adolescentes.

Tocar o Lar com Arte: Saiba como foi a edição de 2024 da mostra cultural do Lar das Crianças da CIP