Qual a importância da arte na formação de crianças e jovens?

O orgulho de aprender a tocar os primeiros acordes de uma música, a criatividade em criar uma pintura ou a vitória do trabalho de equipe em jogos de socialização. Assim são as sextas-feiras no Lar, dia das oficinas de arte!

Desde o nascimento, as crianças abrem uma janela de descobertas e experiências ao longo de seu desenvolvimento, com aprendizados que pavimentam a formação de futuros indivíduos adultos.

A risada, o choro, os olhares e os movimentos são as primeiras formas de manifestar vontades e sentimentos, de comunicar-se com o mundo e com os pares. Conforme o crescimento, novos mecanismos de expressão são incorporados e esse é um dos papéis das ações socioeducativas do Lar das Crianças da CIP: a ampliação do repertório cultural, do potencial criativo e expressão corporal de crianças e adolescentes. Com foco nas múltiplas inteligências, diversas atividades e ferramentas são oferecidas pensando justamente em trazer oportunidades para experimentar e vivenciar diferentes formas de auto expressão e experimentação do mundo. É possível engajar-se em atividades como dança criativa, oficinas de hip hop, ateliê de artes, musicalização e oficinas de violão.

A arte é um dos principais meios para que crianças e adolescentes articulem e explorem ideias, sentimentos, percepções e vontades, com responsabilidade, ética e criatividade. Portanto, as atividades artísticas do Lar são importantes para a apreensão e compreensão do mundo, desenvolvimento intelectual e autoconhecimento. Além disso, as capacidades de socialização também são praticadas, contribuindo na criação de uma convivência social colaborativa, respeitosa e diversa.

O Lar das Crianças acredita que existe criatividade em todos e, assim, busca criar e ampliar as condições para que crianças e adolescentes possam libertá-la com propriedade e legitimidade, fortalecendo seu protagonismo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *