A preparação para a vida adulta é contínua e deve ser parte de um processo educativo de formação integral de qualidade desde a infância. A inserção no mercado de trabalho é um dos momentos mais importantes para que jovens trilhem os futuros que sonharam: é uma etapa que fortalece o senso de responsabilidade, inicia o processo de independência e expande as oportunidades de vida.
O Programa Passaporte para a Vida (PPV) do Lar incentiva os jovens a buscar aprimoramento e a autogestão, necessários para a sua inserção na vida produtiva e na transformação social. As atividades oferecidas pelo PPV encorajam a exploração das habilidades e sonhos dos jovens, buscando as melhores oportunidades para seus futuros. Mayara Benjamin, de 16 anos, frequenta o Lar desde sua infância e está no momento de pensar nos possíveis caminhos para sua vida adulta:
“Eu pensei que seria pedagoga, mas passei em um curso técnico em Marketing na ETEC e fiquei indecisa com meu futuro profissional. O PPV está me instruindo a entender melhor o que eu quero e como posso alcançar o que busco para minha vida.”
Para colaborar nessa trajetória, o BTG Pactual lançou uma campanha solidária para arrecadar roupas sociais para jovens em vulnerabilidade social que estão entrando no mercado de trabalho e o Lar das Crianças da CIP foi uma das ONGs beneficiadas pela ação. As roupas sociais são acessórios importantes para a participação em processos seletivos e a ação social estimula a autoestima e a confiança dos jovens nessa etapa de desafios e conquistas.
Luciana Mercena, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Lar das Crianças da CIP, reforça a importância de agir coletivamente para gerar impacto social positivo:
“As ações sociais colaborativas entre iniciativa privada e terceiro setor são capazes de fortalecer causas sociais, promovendo mudanças importantes para a melhoria de vida e combate às desigualdades. Sem dúvidas, a campanha social BTG Pactual contribui muito na busca dos nossos jovens por novos horizontes.”
Jovens do PPV receberam doação de roupas sociais em campanha da BTG Pactual.