Retorno das atividades socioeducativas no Lar

As boas-vindas às crianças e jovens atendidos pelo Lar ocorreu no dia 02/02, um momento muito esperado por todos! Para potencializar as atividades socioeducativas e fortalecer a convivência das crianças e adolescentes no contraturno escolar, a equipe pedagógica do Lar iniciou em janeiro uma imersão na formação continuada dos educadores. Foram semanas de muito preparo para oferecer as melhores oportunidades de desenvolvimento educacional.

Uma novidade pedagógica neste ano é a divisão das turmas, agora com foco em núcleos. As salas serão multietárias, compostas por alunos de diferentes idades para incentivar o trabalho colaborativo e integrado, impulsionando o aprendizado coletivo. O objetivo é ajudar a construir juntos o conhecimento, para assim estimular o desenvolvimento da criança em um ambiente plural. 

As atividades de planejamento e preparo pedagógico foram diversas, desde sessão e debate sobre o documentário “O Começo da Vida 2” até conversas com a Rabina Tati, da CIP, e Betty, diretora do Lar das Crianças. No dia 21/01, os educadores participaram de sua terceira formação online em Comunicação Não Violenta (CNV), fundamental para auxiliar na mediação e resolução de conflitos entre as crianças a partir de um olhar compreensivo e acolhedor. Seguindo o calendário de instrução profissional, o Lar recebeu a visita da Tânia Haber Novinsky e do Denis Papler da Associação Janusz Korczak do Brasil (AJKB) no dia 27/01, que participaram de um debate sobre a importância histórica das contribuições pedagógicas do Korczak. Além disso, o encontro trouxe reflexões interessantes sobre diferentes formatos de assembleias, muito importante para o pilar de participação democrática do Lar das Crianças. 

A última semana de preparação para a retomada das atividades socioeducativas também foi repleta de aprendizados. Os educadores aproveitaram a visita na Biblioteca do Pró Saber, em Paraisópolis, para debater com a Coordenadora local, Lia, sobre o incentivo à leitura e os caminhos para torná-la um hábito. E, para refletir sobre a relação entre corpo e música, as professoras especialistas Paola, de violão, e Adriana Liza, de Dança Criativa, lideraram uma conversa com toda a equipe. 

Por fim, o dia 31/01 foi marcado com a formação em registro e documentação pedagógica, ministrada por Renata Americano. A atividade contou com um passeio dos educadores pelo bairro para ter a experiência na prática de diferentes formas de registros. 

Agora, todos estão abastecidos e animados para ensinar e aprender junto com crianças e adolescentes do Lar!

Confira algumas imagens:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *