A importância da relação com os pais

A qualidade da relação que estabelecemos com os pais ou responsáveis é muito importante para o sucesso do trabalho desenvolvido pelo Lar das Crianças, visto que este trabalho tem as crianças como foco e, naturalmente, se estende às suas famílias.

O projeto Escola de Adultos surgiu da necessidade de ampliar o repertório cultural das famílias, de modo que elas pudessem acompanhar mais de perto a trajetória acadêmica de seus filhos. Essa ideia só se tornou possível com a ajuda de voluntárias incríveis – sempre elas!

Concebida inicialmente apenas para auxiliar os pais em questões de leitura e escrita, essa oficina foi se tornando cada vez mais abrangente nos temas abordados e nos benefícios oferecidos. Hoje, ela incluiu aulas de matemática, português, história e outras disciplinas e conta com a participação de cerca de 20 pais que têm a chance de se envolver em atividades similares àquelas que são oferecidas aos seus filhos, o que estimula as conversas e a interação e beneficia a família toda!

No último sábado, nossa assistente social e as educadoras voluntárias levaram pais e filhos para conhecerem os pontos históricos do centro da cidade, onde eles tiveram uma aula em campo de história e geografia. Para os adultos, é também uma oportunidade de se preparar melhor para o Enceeja 2018, exame que permite àqueles que não concluíram a educação básica tirar o diploma do ensino fundamental e do ensino médio.

É um orgulho acompanhar as conquistas deste grupo. Com mais autonomia e autoestima, os pais se abrem para novos conhecimentos e descobrem em si mesmos capacidades antes escondidas. E as famílias ganham, assim, a oportunidade de, unidas, reescreverem seus próprios futuros!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *