Dia de Aprender Brincando 2018 no Lar!

Ontem foi o Dia de Aprender Brincando, inspirado no Outdoor Classroom Day, do Reino Unido, que, em 2017, contou com a participação de mais de dois milhões de crianças de mais de cem países – 150 mil no Brasil.

São muitas as discussões sobre como o uso excessivo de jogos digitais, videogames, tablets e celulares prejudica a saúde e a formação das crianças, deixando-as limitadas ao interior das casas. Além disso, há o fator da segurança pública, que leva muitos pais a manterem os filhos dentro de casa para evitar o risco de deixá-los brincando na rua. Preocupada com esses dados cotidianos e com pesquisas que apontam que, nos centros urbanos, as crianças passam 90% do tempo em lugares fechados e que 40% delas brincam ao ar livre apenas uma hora ou menos por dia, essa iniciativa global busca celebrar e inspirar a aprendizagem e as brincadeiras fora da sala de aula.

O fato é que as brincadeiras tradicionais perderam muito espaço para o entretenimento do mundo virtual. As crianças acabam desestimuladas e até desencorajadas a experimentar outros tipos de atividades, e essa rotina mais reclusa indica que teremos cada vez mais crianças com problemas de saúde, como diabetes e pressão alta, além de dificuldades de sociabilização, interação e coordenação motora. Por outro lado, há consenso em relação aos benefícios das brincadeiras ao ar livre, havendo uma pesquisa, a Teoria da Higiene, que afirma que o contato com a natureza – e com a sujeira, as bactérias e tudo o mais que preocupa os pais – é, na verdade, positivo e ajuda na criação de anticorpos.

No entanto, independentemente de qualquer pesquisa, basta levar uma criança para brincar ao ar livre para perceber como isso proporciona experiências poderosas, possibilita descobertas, cria memórias duradouras e permite que os pequenos desenvolvam uma consciência maior sobre o seu entorno. Esses momentos também estimulam as crianças a pensarem de forma independente e desafiadora.

No Lar, todo dia é Dia de Aprender Brincando, pois contamos com um espaço incrível que nos permite oferecer diversas atividades para as crianças e os jovens. Todos os dias! Além, é claro, da nossa horta comunitária, que está cada vez mais produtiva e integrada às atividades desenvolvidas pelos educadores. E vem novidade por aí: estamos quase terminando de construir a nossa própria sementeira!

Veja algumas fotos do Dia de Aprender Brincando 2018 no Lar das Crianças!

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *