“Circuito Trilhas Pedagógicas” com “Lar de Portas Abertas”: Lar das Crianças da CIP mostra que a aprendizagem não tem limite de idade

Durante todo o primeiro trimestre do ano, as crianças e jovens do Lar das Crianças da CIP mergulharam em um processo de aprendizagem que os incentiva a compartilhar seus questionamentos e reflexões como um caminho para conhecer o mundo. Com a mediação de seus educadores, cada núcleo multietário escolheu um projeto para aprofundar sobre uma temática e o resultado desse percurso de descobertas é apresentado no “Circuito das Trilhas Pedagógicas”, que aconteceu entre os dias 09 e 17 de maio.

A apresentação dos trabalhos ocorreu juntamente com o “Lar de Portas Abertas”, um momento especial em que as famílias são convidadas para visitarem as salas de seus filhos e filhas, no intuito de compartilhar o que foi realizado pelas turmas no último trimestre.

O trabalho pedagógico do Lar tem como foco a educação integral, o protagonismo, a cidadania e a autonomia. Assim, as trilhas permitem dar mais foco e profundidade aos temas trabalhados e relacionar diversas áreas do conhecimento, contribuindo para a internalização do conhecimento adquirido. O objetivo é também expandir os espaços educativos, ensinando que todo lugar pode oferecer novos aprendizados e descobertas, seja na sala de aula, no quintal, no Lar ou em qualquer ambiente de circulação e convívio.

É um momento muito importante para o processo de aprendizagem. As crianças e jovens adotam o papel de liderança para expressar suas perspectivas e interesses de forma participativa, fundamental para desenvolver diversas competências intelectuais e cognitivas. Edielsom Albergoni, Coordenador Pedagógico do Lar das Crianças da CIP, compartilhou sobre como é visível o empenho e compromisso de todos na apresentação dos trabalhos:

“Foi possível perceber o quanto as crianças e jovens se envolveram em seus trabalhos, se colocando no lugar de protagonistas das suas aprendizagens. A alegria em compartilhar para as outras turmas e também para os familiares foi contagiante.”

Confira os temas escolhidos pelas turmas:

– Turma Sala Vermelha (4 anos) – Rotina e Sacolinha Literária
– Turma Sala da Alegria (5 anos) – Monstros e Dinossauros
– Turma Borboletas da Amizade (6 anos) – Revoada: quais são os lugares de criança?
– Turma Sol e Turma Onça-pintada (6, 7 e 8 anos) – Profissões
– Turma Leitores (9 e 10 anos) – O que meu dia-a-dia conta sobre mim?
– Turma Leitores Mirins (9 e 10 anos) – Do Lar para a Vida
– Turma Nova Geração (11 e 12 anos) – Nosso lugar no Universo
– Turma Defensores da Memória (12 e 13 anos) – Século XX Movimentos totalitários: nazismo e fascismo
– Turma TDM e Gurizada (13 e 14 anos) – Origem do Universo: onde tudo começou
– Turma T8 (14 e 15 anos) – Tópicos da juventude
– Turma PPV 1 (15, 16 e 17 anos) – Cooperativismo e economia solidária

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *