“Uma viagem no tempo e na ciência” é o tema da 2º Feira de Ciências do Lar. É o resultado do trabalho do 1º semestre de 2019 com 280 crianças e jovens no Projeto Inovação e Tecnologia, aprovado pelo FUMCAD.
Neste segundo ano do projeto, as formas de vida na Terra e o impacto da ciência e da tecnologia na qualidade de vida das pessoas, foram os eixos norteadores da pesquisa.
A Feira, que acontece hoje, quarta-feira, dia 19 de junho, está bem representada pelo seu título: Uma viagem no tempo e na ciência.
Está dividida em sete estações:
1. CineLar, apresenta as produções de video dos alunos, mostrando todo o processo, desde a primeira pergunta para definir o tema do audiovisual, passando pelas decisões estéticas, formais e de conteúdo, até a sua realização.
2. Expedição fotográfica: quando olhamos para uma foto, o que ela nos diz, o que nos faz sentir? Técnicas básicas como enquadramento, ângulo, cores, texturas, contrastes, luz e sombra e efeitos especiais são recursos para a fotografia ser efetivamente uma linguagem. As fotos apresentadas foram tiradas no Lar e nas redondezas, pelos próprios alunos.
3. Palenteologia: Vivemos em um planeta com 4,9 bilhões de anos boa parte desta história está na terra (solo). Os alunos do LabLar puderam explorar o trabalho de um paleontólogo, construindo um sítio de escavações e montando réplicas de fósseis de dinossauros que apresentam hoje, durante a feira aos outros alunos.
4. Geologia. Partindo da pergunta “a Terra está viva?” os alunos estudaram fenômenos geológicos como a ação dos vulcões, terremotos e tsunamis. Observaram a constante dinâmica que o planeta Terra possui e como isso se relaciona com a nossa vida. Para responder à pergunta, fizeram várias experiencias que hoje podem ser compartilhadas com todos.
5. Microbiologia: “Qual o tamanho da vida?” Pode ser tão pequena que, a olho nú não a vemos. Durante alguns encontros, a discussão do LabLar voltou-se para a investigação da existência de microorganismos nos espaços onde vivemos.
6. Mão na massa: “o que podemos construir para melhorar a nossa vida?” Várias coisas! Os alunos fizeram protótipos que, além de ter a intenção de melhorar a nossa vida, na sua construção desenvolvem habilidades lógico-matemáticas e o trabalho coletivo.
7. Atelier: depois de visitar toda a feira, os alunos são desafiados a construir o seu pirocóptero, um brinquedo clássico, que ajuda a compreender os princípios da aerodinâmica de maneira prática.
Os objetivos do projeto são expandir o universo cultural, científico e social, favorecer a compreensão da realidade, ampliar a capacidade de intervir e criar soluções criativas para mudar a própria vida e o mundo ao redor.
Desde 2018 o projeto Inovação e Tecnologia oferece atividades de investigação e pesquisa, procurando estimular a capacidade de reflexão e a expressão de opiniões embasadas, valorizando os talentos de forma a que as crianças e os jovens se reconheçam como protagonistas em suas próprias comunidades.
A 2º Feira de Ciências do Lar das Crianças da CIP é uma visita ao passado do nosso planeta, uma busca pela compreensão do nosso presente e a aquisição de conhecimentos que possam criar novas perspectivas de futuro: