Boletim dezembro 2018 – Prevenir ou remediar? O valor do investimento na educação

Boletim dezembro 2018 – Prevenir ou remediar? O valor do investimento na educação

“Como economista, faço contas o tempo inteiro. Uma delas é especialmente impressionante: cada dólar gasto com uma criança pequena trará um retorno anual de mais 14 centavos durante toda a sua vida. É um dos melhores investimentos que se podem fazer — melhor, mais eficiente e seguro do que apostar no mercado de ações americano.” James Heckman

James Heckman tem 74 anos e é reverenciado tanto em sua área de origem, a economia — que lhe rendeu o Prêmio Nobel em 2000 —, como na educação. Heck­man criou métodos científicos para avaliar a eficácia de programas sociais e vem se dedicando aos estudos sobre a primeira infância.

Os seus estudos confirmam a aposta que o Lar das Crianças da CIP faz em uma educação integral, que tem início aos quatro anos de idade, ainda no período da primeira infância e segue até o encaminhamento profissional, por volta dos 24 anos.

No centro de nossa proposta está a criança e seu crescimento nas dimensões intelectual, física, emocional, ética, social e cultural. Com um modelo de atuação longitudinal, acompanhamos o desenvolvimento das crianças durante, em média, 18 anos, sempre em contato contínuo com sua família.

Um bom programa de primeira infância consegue ajudar a família inteira, fazendo chegar até ela informações, boas práticas e valores essenciais, como a importância do estudo para a superação da pobreza.” JH

As atividades no Lar das Crianças estão organizadas de forma dinâmica, articulada e integrada, levando em conta as habilidades cognitivas juntamente com a atenção, motivação, autocontrole e sociabilidade – características que transformam conhecimento em know-how e pessoas em cidadãos produtivos.

Possibilitar o desenvolvimento pessoal e coletivo de crianças e adolescentes, com vistas a um futuro mais promissor e à transformação social é o objetivo do Lar das Crianças da CIP. Como fazemos isso? Por meio de acolhimento, convivência, ações educativas e construção de projetos de vida.

Reescrevendo futuros.

Fontes:
www.heckmanequation.org
https://veja.abril.com.br/revista-veja/james-heckman-nobel-desafios-primeira-infancia/
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/saber/sb1710201104.htm


Sem Comentários

Adicione um Comentário