Lar das Crianças da CIP: mobilizando a aprendizagem criativa com o OctoStudio

Um novo aplicativo de codificação do grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab permite que jovens de todo o mundo expressem sua criatividade por meio de dispositivos móveis. Um grupo de crianças no Chile caminha por um morro, tirando fotos de plantas e animais com dispositivos móveis. Mais tarde, eles integram as fotos em histórias animadas sobre o ambiente local.

Dois amigos em Uganda criam um jogo interativo com uma galinha animada que se move pela tela à medida que você inclina o telefone – e fala em voz alta quando encontra água.

Uma menina colabora com sua mãe para fazer um cartão de aniversário animado para a avó, incluindo fotos da família e uma saudação de aniversário personalizada que ela canta no telefone.

Todas essas crianças criaram seus projetos com um aplicativo gratuito de codificação para dispositivos móveis chamado OctoStudio, lançado publicamente hoje pelo grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab.

Em todo o mundo, cada vez mais crianças e adolescentes têm acesso a dispositivos móveis, mas muitos passam horas assistindo passivamente a vídeos e rolando pelas redes sociais. Por outro lado, o OctoStudio convida os jovens a usar telefones e tablets para se expressar criativamente – e, no processo, também aprender habilidades tecnologicas e de resolução de problemas.

“Projetamos o OctoStudio para expandir as oportunidades para os jovens criarem projetos a qualquer hora e em qualquer lugar”, diz Natalie Rusk, cientista de pesquisa do Media Lab, que lidera o projeto OctoStudio no grupo Lifelong Kindergarten. “Vimos o quanto as crianças aprendem quando têm a oportunidade de desenvolver seus interesses, expressar suas ideias e compartilhar com os outros.”

O OctoStudio se baseia em décadas de pesquisa do grupo Lifelong Kindergarten sobre o design de novas tecnologias para envolver jovens de diferentes origens em experiências de aprendizagem criativa. O grupo anteriormente inventou o Scratch, a linguagem de programação mais popular do mundo para crianças, usada por dezenas de milhões de jovens em todo o mundo.

O OctoStudio é projetado especialmente para crianças e famílias em comunidades onde o acesso a computadores e à internet é limitado, mas os telefones celulares são comuns. Ao longo do processo de design, a equipe do Lifelong Kindergarten tem colaborado com educadores no Brasil, em especial com a participação das crianças e adolescentes do Lar das Crianças da CIP,  Chile, Índia, Coreia, México, África do Sul, Uganda e outros países ao redor do mundo. Para garantir acesso amplo, o OctoStudio é completamente gratuito e não requer conexão de rede ou custos de dados.

“A maioria dos jovens da minha comunidade não tem Wi-Fi em casa. Eles não têm laptops ou computadores de mesa. Mas a maioria deles tem acesso a um celular, e isso significa que eles também têm acesso ao OctoStudio. E o que isso vai fazer é espalhar o amor pela criação”, diz Dolores Hernandez, que apresentou um protótipo do OctoStudio para jovens no centro de aprendizado após a escola Clubhouse em San Antonio, Texas.

Linford Molaodi, palestrante e gerente de programa do projeto de codificação criativa da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, aprecia como o OctoStudio é projetado com imagens, sons e exemplos que se conectam aos interesses e experiências de jovens de diferentes culturas. “É importante que as crianças possam criar projetos significativos e relacionados a elas, que reflitam seus bairros e arredores”, diz ele.

À medida que os jovens criam com o OctoStudio, o mundo se torna sua paleta, cheia de possibilidades criativas. Eles podem tirar fotos e gravar sons, dar vida a eles com blocos de código e enviar seus projetos para a família e amigos. Usando os sensores do telefone, eles podem criar projetos, como instrumentos musicais que reproduzem sons quando pulam, jogos que reagem à inclinação do telefone ou projetos colaborativos que usam o Bluetooth para enviar sinais entre telefones.

“Quando os alunos começam a usar o OctoStudio na sala de aula, eles se envolvem em exploração lúdica e aprendizado criativo”, diz João Adriano Freitas, especialista em codificação criativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. “As crianças começam a criar, experimentar, colaborar e compartilhar ideias umas com as outras.”

Em workshops do OctoStudio em bibliotecas públicas em Tacoma, Washington, a pesquisadora do MIT, Jaleesa Trapp, viu um espírito semelhante entre as crianças e seus pais: “As famílias estavam tão entusiasmadas. Alguns dos pais compartilharam os projetos de seus filhos com a família e amigos. Os pais estavam tão animados em mostrar o que seus filhos foram capazes de criar com código – e isso é incrível, envolver os pais.”

O OctoStudio agora está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para iOS e Android e inclui traduções em mais de 20 idiomas. O OctoStudio não coleta dados pessoais e não rastreia de forma alguma as pessoas que o utilizam.

Mais de uma dúzia de pessoas no grupo Lifelong Kindergarten agora trabalham no OctoStudio. O grupo continua a adicionar novos recursos e traduções com base em sua colaboração contínua com educadores de todo o mundo. Colaboradores-chave incluem a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, o Tinkering Studio no Exploratorium, o Future Lab, a Fundação Cruzando, o Centro Pratham Shah PraDigi e o grupo Creative Communities da Universidade do Colorado Boulder. O apoio financeiro para o OctoStudio vem da LEGO Foundation, Smilegate Foundation, Little BlueBridge Foundation, National Science Foundation e do MIT Media Lab.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *