Quilombo Literário bate papo sobre educação antirracista com educadores do Lar durante parada pedagógica

A Parada Pedagógica realizada no Lar das Crianças da CIP (Congregação Israelita Paulista) foi um evento marcante e enriquecedor, que trouxe uma discussão crucial para o âmbito da educação: o letramento racial. O evento contou com a participação especial do casal Lu Bento, Socióloga, especialista em literatura infantil e Mestra em Educação pela USP, pesquisa sobre educação, relações raciais e literatura e Leo Bento, Historiador, especialista em relações raciais e mestrando em História da Educação na PUC-SP (bolsista CNPQ), fundadores do Quilombo Literário, que promovem discussões e ações voltadas para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.

O tema central da palestra ministrada pelo foi a “Educação Antirracista”. Durante o encontro, educadores do Lar das Crianças e a equipe administrativa tiveram a oportunidade de mergulhar em discussões profundas sobre diversos aspectos do racismo e da necessidade de promover a igualdade racial no ambiente educacional.

Dentre os tópicos abordados, destacaram-se:

  1. Colorismo: A discussão sobre como a cor da pele influência nas oportunidades e no tratamento das pessoas, ressaltando a importância de valorizar a diversidade de tons de pele.

 

  1. Branquitude: A reflexão sobre a percepção da branquitude, que muitas vezes é invisível, e como os privilégios associados a ela podem ser questionados e desconstruídos.

 

  1. Preconceito e Discriminação: A identificação e compreensão dos diferentes tipos de preconceito racial, bem como as formas de discriminação que ainda persistem na sociedade.

 

  1. Raça e Etnia: A distinção entre raça e etnia, destacando que ambas são construções sociais e não determinantes biológicos.

 

  1. Racismo Estrutural: A exploração das estruturas e instituições que perpetuam o racismo, mesmo que de maneira não intencional.

 

  1. Racismo Recreativo: A reflexão sobre piadas, estereótipos e práticas cotidianas que reforçam estereótipos raciais e contribuem para a perpetuação do racismo.

 

  1. Antirracismo: A importância de adotar ações concretas para combater o racismo, promovendo a igualdade racial e a justiça social.

Além da palestra, houve espaço para perguntas e para os presentes expressarem suas opiniões, criando um ambiente de diálogo e reflexão.

A Parada Pedagógica no Lar das Crianças da CIP representou um passo importante na promoção de uma educação mais inclusiva, equitativa e antirracista, e deixou um impacto positivo na comunidade educacional. Essa iniciativa mostra o comprometimento em enfrentar os desafios do racismo e contribuir para um ambiente mais igualitário e acolhedor para todas as crianças.

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *