‘’Uma família respeitada, acolhida e conhecedora de seus direitos, também cuida acolhe e rompe ciclos.’’ afirmou Solange Rosa, assistente social e coordenadora de ações sociais da instituição.
Para entender melhor como o trabalho social acontece no dia a dia e a abordagem do Lar, que leva em consideração sua família e entorno, conversamos com quem atua diretamente na vida das famílias do Lar.
Qual o papel do Serviço Social no Lar?
Como é o seu trabalho no dia a dia?
O olhar atento nos atendidos diretos (crianças e adolescentes) possibilita que sejam realizadas intervenções, encaminhamentos, visitas domiciliares, orientação e, principalmente, garante que o trabalho desenvolvido seja respeitoso, garantindo que todos os indivíduos sejam olhados como pessoas de direito. Uma família respeitada, acolhida e conhecedora de seus direitos, também cuida acolhe e rompe ciclos.
Quais são os desafios para romper com o ciclo da exclusão social?
Falar sobre esse assunto requer atenção especial sobre a dinâmica e construção do nosso país, uma vez que a exclusão social está ligada de forma direta com a de desigualdade, potencializando assim o processo de exclusão.
Na expectativa de romper esse processo, o acolhimento às famílias é um grande aliado para conhecer a dinâmica familiar. Assim, podemos criar estratégias de atendimento e/ou encaminhamento para o grupo ou indivíduo, construindo espaços de sensibilização para as famílias, garantindo acesso de conhecimento sobre seus direitos, visando estabilidade social, qualidade de vida, e principalmente o acesso às informações sobre seus direitos, principalmente sobre políticas sociais.
Quais os benefícios de ter um trabalho multidisciplinar?
O olhar atento de profissionais de áreas distintas possibilita a criação de estratégias mais criativas e personalizadas. A complexidade de cada atendimento e histórico familiar exige um olhar amplo e atento, que só é possível através do trabalho multidisciplinar.
Nossa Ação Social que já está na 8° edição também colabora no fortalecimento de vínculos, mas principalmente garante que as famílias do Lar tenham a oportunidade de acessar serviços como: realização de exames oftalmológicos, aferição de pressão, diabetes, acessória jurídica. O diferencial é que constatada qualquer alteração, realizamos o encaminhamento para um possível atendimento especializado, isso sendo somente possível através das parcerias realizadas. Além disto há também a possibilidade de participarem do nosso “mega bazar”, que é um sucesso. Durante ano, o Serviço Social promove palestras de temas diversos para os pais, garantindo assim que a informação seja presente.
Outra intervenção que fizemos, a partir de informações acolhidas na rematrícula, realizada anualmente, pelo Serviço Social em parceria com três voluntárias, foi o projeto Pais na Escola. Este projeto tem o objetivo de auxiliar os pais que desejam aprimorar seus conhecimentos pedagógicos e/ou concluir etapas da escola formal, através do ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Realizamos também estudo do meio com os pais, contribuindo ainda mais no para o conhecimento e fortalecimento de vínculo entre Instituição e família.
Solange Rosa, formada em Serviço Social, Coordenadora de Ações Sociais no Lar desde 2014.