Os muitos benefícios da leitura para as crianças!

Cientes dos inúmeros benefícios da leitura para o desenvolvimento das crianças, nossos educadores sempre investem em diferentes atividades com livros.

Uma delas é a contação ou leitura de histórias, muito proveitosa para estimular a comunicação infantil. Além de facilitar o processo de desenvolvimento da linguagem, essa atividade auxilia na compreensão de simbolismos, o que, por sua vez, interfere na forma como os pequenos interagem com o mundo.

Uma boa história ainda ajuda a enriquecer o vocabulário. Por meio da leitura, a criança assimila a grafia correta de palavras conhecidas, se depara com novas expressões e percebe o contexto em que esses novos termos são usados. De forma natural, ela amplia o seu repertório verbal.

À medida que vira as páginas, a criança também compreende melhor o mundo – e faz isso quase sem se dar conta. Ela imagina a história por trás das palavras, vive outra realidade, “viaja” a lugares distantes e, assim, aprende a se colocar no lugar do outro, conhecendo sentimentos e pontos de vista diferentes dos seus. Ao ser estimulada a ler, a criança consegue enfrentar situações e resolver, por exemplo, um medo ou algo que a incomode. Não seria exagero dizer que ela pode, assim, desenvolver, ressignificar e amadurecer diferentes emoções.

O hábito da leitura gera, enfim, uma inquietação que leva a novas histórias, novas perguntas e novas maneiras de encontrar as respostas. Mais do que isso, incentiva a criança a criar suas próprias narrativas e a aplicar o conhecimento adquirido em novas situações. E isso vale para a vida toda!

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *