Retorno às atividades: as primeiras percepções de quem está recebendo as crianças

“Dia 13 de outubro foi uma data muito especial para todos nós. Reabrir o Lar das Crianças depois de tantos meses, foi motivo de muita emoção! Toda a equipe se envolveu no planejamento para preparar os protocolos e receber nossas crianças com total segurança. Ver a felicidade de cada criança é o que sempre nos motiva! Bem-vindos novamente ao Lar” afirmou a Diretora do Lar, Betty Calixto.

Após meses de preparação, no último dia 13, o Lar retornou às atividades presenciais para as crianças e jovens. Ainda com limitação de quantidade, devido às normas do governo, retornamos com 20% da capacidade nas segundas e terças das 7:45 às 17:00. 

Por ter salas amplas e muito espaço ao ar livre, foi possível adequar bem os espaços e criar novas rotinas que permitem o distanciamento social. Além disso, foram feitas diversas reuniões prévias com educadores e também uma reunião com os pais sobre os novos protocolos.

Para garantir a maior segurança, foi criado um protocolo de higiene com a nova rotina e distribuído para os alunos e pais. No último dia 20 contamos também com a visita do Marcio Marega, especialista em saúde e bem-estar no Einstein,  que aprovou a condução do retorno feita pela instituição “Com o surgimento da pandemia da COVID-19, ações emergenciais foram necessárias para conter a propagação do contágio e a disseminação da doença. Pensando no bem-estar e tranquilidade de seus colaboradores e alunos que estão enfrentando a pandemia o Lar da Criança da CIP para a Sociedade, se preparou de forma muito segura, cumprindo todas as recomendações sanitárias e seguindo algumas experiências prévias para o retorno dos seus time”.

O trabalho da equipe pedagógica durante esses meses todos está garantindo uma volta tranquila para quem está retornando ao Lar e também para quem continua em casa e precisa ter conteúdo educativo e apoio dos educadores. “As educadoras e educadores estão tranquilas e tranquilos, e expressando que o ambiente e a rotina estão garantindo a segurança e o atendimento às exigências sanitárias, e também atendendo necessidades de pertencimento, retomada do vínculo afetivo e leveza” contou Edielsom Albergoni, auxiliar da coordenação pedagógica. 

Para preparar o retorno, a equipe se antecipou de várias formas. Desde o primeiro momento a psicóloga do Soraia Bochi esteve atenta e relatou como estão sendo essas primeiras semanas: “Tem sido prazeroso perceber que toda a organização e todo trabalho para receber as crianças foi acolhido e entendido por elas e por toda equipe. Percebo que as regras estão internalizada.  Estar no portão de entrada, sentir um clima tranquilo, um olhar curioso e pronto para aproveitar tem sido muito bom”.

Essa é a primeira etapa do retorno, que vai acontecer conforme as regras do governo indicarem. O mais importante dessa etapa, tem sido perceber como está sendo para as crianças, que após quase 7 meses em casa, estão podendo ser beneficiadas de um espaço feito para elas.

“A máscara pode esconder o sorriso nos lábios, mas os olhos conseguem transbordar a alegria do retorno ao nosso Lar das Crianças. Tem distanciamento, tem álcool em gel, tem  sabão mas tem muito coração … Aos poucos nos adaptando aos protocolos, necessários, para estarmos juntos nesses dias de Lar.” Adriana De Boni Campos, educadora do grupo T1, psicóloga e pedagoga. Atualmente estudando psicologia positiva e mindfulness

“O retorno está acontecendo de forma tranquila e gradual. Estamos percebendo as crianças felizes por estarem de volta, participativas e conscientes das regras de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos. E estão aproveitando muito a rotina dinâmica e diversificada que o Lar preparou, com atividades de estudo do projeto, de ateliê, corpo e movimento, brincadeiras ao ar livre e no parque, entre outras”, afirmou Albergoni. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *